Segundo a Biomax, uma pessoa teria entrado em contato por telefone se passando por funcionário do banco e teria hackeado a conta da empresa.
A
empresa piauiense de fornecimento de próteses médicas, Biomax, sofreu
um prejuízo de mais de R$ 100 mil depois de supostas falhas de segurança
no serviço de internet banking do Banco Santander. Segundo a empresa, o
caso teria acontecido no último dia 28 de novembro e o banco teria
confirmado as transferências indevidas e também os beneficiários dos
pagamentos. Agora, a empresa cobra do banco o reembolso do valor
roubado.
De acordo com a
empresa, a administração da BioMax, cuja conta foi hackeada, fora
contatada, via telefone, por pessoa que se passou por empregado do
Santander e solicitou que fosse realizada atualização de cadastro junto
ao banco. Após colocação dos dados necessários no site com domínio do
Santander e finalização da operação de atualização do cadastro, em que
não foi utilizada nenhuma senha, um e-mail de pesquisa de satisfação,
provido com o domínio do banco, foi enviado para a BioMax, com a
finalidade de legitimar a ação.
Ainda
segundo a empresa, após perceber os descontos indevidos em conta, a
Biomax entrou em contato com o Santander, que confirmou o uso do domínio
pelo hacker e disponibilizou o número do IP do computador deste, mas
não teria cedido a localização de rastreio do mesmo para a empresa.
Assim, a equipe de Tecnologia da Informação da Biomax descobriu que a
operação de hackeamento não ocorreu dos computadores do grupo, mas sim,
de fora.
O advogado da empresa,
Gustavo Sepúlveda, afirmou que as transferências não autorizadas pela
Biomax e feitas através de conta da empresa com o Santander são
referentes ao pagamento de sete boletos bancários. Para o advogado, o
sistema online do banco teria falhado na segurança, permitindo assim que
a conta fosse alvo de hackers.
“O
setor de Tecnologia da Informação da Biomax já constatou que a validação
dos pagamentos foi feita de um computador de fora da empresa. O banco,
por sua vez, já identificou as empresas beneficiadas, ambas confirmaram
as operações e já se comprometeram a sustar os pagamentos, desde que o
Santander faça a solicitação, mas até agora o banco não fez o pedido e,
em parecer verbal, nos informou que não fará o reembolso”, afirma o
advogado.
Para o advogado, as
operações realizadas no internet banking são de responsabilidade do
banco, principalmente, com relação à segurança. “O serviço de internet
banking é um serviço disponibilizado pelo banco para o seu cliente.
Assim, qualquer falha que exista proveniente de algum erro dentro desse
serviço é de completa responsabilidade do banco. Ele não pode
simplesmente se negar a realizar o reembolso imediato de qualquer perda
que se tenha devido à utilização do seu sistema”, enfatiza.
Gustavo
Sepúlveda alega ainda que o banco estaria se negando a fornecer aos
clientes um posicionamento por escrito a respeito do ocorrido, e teria
se recusado a fornecer as gravações telefônicas realizadas. “O que nós
queremos é o integral reembolso do valor retirado indevidamente da
conta, sob pena de ajuizarmos ação judicial cabível como também de
encerrarmos todas as operações das empresas da Biomax com o Santander”,
finalizou o advogado.
Contraponto
Em
nota, o Banco Santander argumentou que as informações de seus clientes
são protegidas pelo sigilo bancário, e acrescentou que já entrou em
contato com o cliente e prestou todos os esclarecimentos devidos. “O
Santander esclarece que disponibiliza aos clientes ferramentas e
mecanismos tecnológicos seguros e confiáveis para realizarem transações
financeiras nos canais de relacionamento do Banco e sempre os orienta a
adotarem as melhores práticas de segurança e prevenção a fraudes, como
não fornecer dados, senhas ou códigos em ligações recebidas, e-mails,
SMS e nos caixas eletrônicos, nunca aceitar ajuda de estranhos”,
declarou.
Por: Nathalia Amaral
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