piauí em alerta
PIAUÍ EM ALERTA

AS BOAS SACADAS DE GABRIELA

É notável a diferença de qualidade entre as novelas da Globo que são exibidas entre às 18 e às 21h, e Gabriela, Cravo e Canela, que vai ao ar às 23h, nos Estados que adotam o horário de verão. Enquanto os folhetins exibidos cedo da noite são cheios de clichês, incluem atores de pouco talento e passam ao largo das questões sociais, o drama baseado no livro de Jorge Amado tem artistas do primeiro time, cutuca da Igreja Católica ao Judiciário e apresenta qualidades técnicas próximas do que se faz no cinema. Até a trilha sonora é impecável: só tem música de primeira, sem abrir exceções para alguns ídolos fabricados pela própria Globo.

Não importa que a audiência não tenha alcançado o que se esperava, é desnecessária a discussão se Sônia Braga (que viveu Gabriela na primeira versão) é melhor do que Juliana Paes. O  que interessa mesmo é a prova de que se pode fazer novela de televisão de alto nível, programas que podem divertir e conscientizar e não apenas alienar.

Walcir Carrasco, diretor da nova Gabriela, faz jus as boas "sacadas" de Jorge Amado como escritor, principalmente quando o baiano criticava com humor ácido as questões políticas, sociais e sexuais da sociedade brasileira.

Postar um comentário

Postar um comentário